quinta-feira, 2 de junho de 2011

Sabor das Festas Juninas - Sopa de Milho Verde por Juliana Ghiselini


Minha ex-aluna e sempre amiga Ju Ghiselini foi a primeira a responder minha solicitação.
Segundo ela "Festa Junina sempre me lembra sopas no pão italiano. Eu lembro muito do meu avô, ele adorava e com muito queijo ralado por cima."
Valeu Ju, muita saudade dos nossos papos.
Bom, vamos à receita.
Como a Juliana não falou qual o tipo de sopa que o avô gostava, escolhi uma de milho, pois é bem tradicional nas festas.

Sopa de Milho Verde


Ingredientes:
• 2 espigas de milho verde
• meia cebola picada
• 2 copos de leite
• 3 col de sopa de creme de leite
• 1 col de sopa de margarina
• 2 xíc de caldo de galinha
• sal e pimenta do reino
• cebolinha picada

Procedimento:
Retire os grãos de milho separando-os da espiga com uma faca (como se estivesse cortando). Mas não há a necessidade de raspá-los. Reserve.
Derreta a manteiga em uma panela e refogue a cebola.
Coloque então os grãos de milho.
Acrescente o caldo de galinha e abaixe o fogo assim que começar a ferver. Tampe e deixe cozinhando por mais 20 minutos.
Retire do fogo e deixe esfriar um pouco.
Bata no liquidificador.
Volte a mistura à panela, acrescente o leite e deixe até que ferva.
Tempere com sal e pimenta do reino.
Por último acrescente o creme de leite e esquente (sem deixar que ferva).
Passe para o pão italiano escavado como sugeriu a Ju e coloque salsinha picada por cima.
Ainda como sugestão da Juliana, sirva uma boa porção de parmesão ralado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário