sábado, 2 de julho de 2011

Último Sabor das Festas Juninas de 2011.


Que pena, chegou ao fim o mês de Junho e com ele se vão as Festas Juninas, as Fogueiras, as Quadrilhas e todosos sabores aqui postados.

Já estamos no primeiro dia de Julho.

Porém logo as festas estão por aqui novamente e faremos uma nova edição do Sabor das Festas Juninas.

Curti muito receber e-mails com sugestões e depoimentos.

Agradeço a todos os amigos que depositaram parte de suas experiências nas minhas mãos. Espero não ter exposto muito cada um de vocês, Mas eu adorei a experiência. Vamos repetir!

Bom, vou fazer a última postagem do Sabor das Festas Juninas e vou tomar a liberdade de colocar aqui a minha impressão.

O Sabores das minhas Festas Juninas são muitos.


Lembro-me das festas no terreiro da casa de meus avós maternos lá em Bauru, onde meu primo Dil resolveu numa das festas pular a fogueira, não deu outra, ficou com os cabelos todos chamuscados. Tinha muita comida, mas nada que me remetesse a uma receita especial.

Morava ao lado dos meus avós paternos e por lá a festa era na nossa casa mesmo, a fogueira, meu pai montava na calçada, se é que eu podia chamar aquilo de calçada, as ruas ainda eram de terra.minha avó Ondina assava batata doce direto na fogueira espetada numgraveto que pegávamos no mato mesmo. Tempo muito bom aquele.


Outro sabor vem das festas juninas das escolas, lembro que minha mãe fazia todo o vestidinho da Claudia (minha irmã) e quando chegava na hora da quadrilha ela chorava e nada de dançar. Não fique brava comigo Mana.

Muito tempo depois, já aqui em Sorocaba, fiz um Arraial no meu quintal. Festão mesmo! Cada um trouxe um prato típico. Tinha fogueira, todos caracterizados. Foi uma noite muito gostosa além de muito fria.

Já uns dois anos atrás o sabor veio da faculdade de gastronomia. A Valéria, a Cleire, eu e mais uns amigos assumimos a barraca do Lanche de Pernil na Festa Junina da Uniso (Universidade de Sorocaba). Que trabalhão deu aquelas duas festas. Mas valeu a pena. Saudade!

E por fim, semana passada fui na Festa Junina de Votorantim. Muito bem acompanhado diga-se de passagem. Companhia essa que teve a maior paciência em ficar comigo quase uns 20 minutos para comermos um lanche de pernil. Obrigado!

Pra mim não é o primeiro amor que fica gravado e sim atual!!!
Nesta última postagem sobres as festas vou deixar umas dicas de Lanche de Pernil.

Lanche de Pernil


Bom, para um Lanche de Pernil não há segredo.
-Se você for fazer em casa para você e mais alguns queridos compre um pedaço de pernil com seu açougueiro.

-Faça uma marinada: eu curto usar uma boa cachaça, sal, pimenta fresca bem picada, alecrim, azeite e um pouco de mostarda. Mas use a sua criatividade para esta marinada. Até capim cidreira vai bem na marinada.

-Coloque a peça de pernil na marinada e deixa por uma noite para agregar o sabor à carne.

-Coloque ao forno coberto com papel alumínio ou saco especial para assados e deixe assando em fogo baixo por um bom tempo. Quanto maior o tempo e menor a temperatura o sabor vai se apurando mais.

-Se com papel alumínio vá regando a peça com a marinada, se no saco especial coloque toda a marinada junto para assar.

-Quando você verificar que a carne já está bem macia, retire o aluminio ou o saco e deixe dourar a carne.

-Fatie ou desfie o pernil e monte seu lanche num bom pão francês fresquinho com um gostoso vinagrete e sirva a seus convidados.

-Vai bem dar uma variada: folhas de rúcula combinam bem com a carne no lanche.

Espero que tenham gostado deste mês de depoimentos e receitas.
Eu gostei e vamos repetir!
Espero que tenham aproveitado bem suas Festas Juninas e guardem as experiências deste ano para o próximo "Qual o Sabor da sua Festa Junina?"

Abraços a todos e um muito obrigado ao participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário