sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Acontece no MESA SP



Acontece esta semana no campus SENAC - Santo Amaro a Semana Mesa SP e o Mesa Tendência.

Participei nesta quarta feira do Semana Mesa e tive a oportunidade de assistir alguns chefes mostrando tendências e até mesmo defendendo o que a sua terra tem de melhor.


Pude ver o Chefe Alain Poleto do Pão de Açúcar, desenvolver uma receita com faisão aplicando técnicas tradicionais da cozinha francesa juntamente com a modernidade da cocção à vácuo em baixa temperatura.
Lá estava o Thomás Troigros, filho de Claude Troigros que trabalhou com Trilhha envolvida em finas fatias de Pata Negra entre muitos outros.

A Chef Ana Luiza Trajano do Restaurante Brasil A Gosto foi uma das primeiras atrações do evento na quarta-feira. Ela prestigiou as raízes brasileiras como muitos e produziu um dos pratos mais saboros que provei no dia.

Arroz cateto com abóbora, carne seca e couve rasgada

Ingredientes:
140g de arroz cateto branco pré-cozido
100g de purê de abóbora
100g de Queijo Minas Cremoso
200g de carne-seca pré-cozida e desfiada
80g de couve manteiga refogada
20g de alho
80g de tomate picado sem pele e sem semente
40g de cebolinha verde fatiada
40g de cebola fatiada
sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela pré-aquecida, coloque manteiga, azeite, cebola, alho. Deixe dourar e acrescente o arroz cateto e deglaceie com vinho branco. Acrescente então tomilho, louro e o caldo de legumes (aos poucos), até que o arroz fique cozido. Retire a panela do fogo espalhe o arroz em uma assadeira e leve a geladeira para esfriar.
Cozinhe separadamete a abóbora que pode ser moranga, paulista, japonesa ou ainda uma mistura de duas delas. Após a cocção, amasse e faça um purê.
Misture então o arroz já cozido, o purê de aboboras, o queijo minas cremoso e acerte o sal se necessário.
Em outra panela refogue a carne seca desfiada com a cebola, tomate, alho, cebolinha, e a couve rasgada.
Sirva o arroz cateto com o refogado de carne seca e couve rasgada por cima.
Adaptei um pouco as quantidades pois não tive acesso a receita que foi entregue no dia, mas essas quantidades acima servem muito bem a duas pessoas.

Nas próximas postagens mostro mais algumas fotos e entrego mais umas receitas antes que as mesmas sejam publicadas na revista Prazeres da Mesa de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário