quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Carnes para o Reveillon - Leitão Assado

No Natal comemos as aves como o Peru, Chester, entre outros.
Porém no Ano Novo, costuma-se não comer nada que lembre regresso.
As aves siscam para trás, por isso é muito comum comermos carne de porco pois o mesmo chafurda com o focinho para frente e peixes que nadam sempre para a frente.

Frequente mente assamos um leitão inteira, mesmo que não apresente um visual tão agradável.

Leitão Assado à Moda Brasileira


Ingredientes
1 leitão médio
1 copo de vinho branco seco
sal à gosto
Caldo de 2 limões
Vinha d'alho socada com sal e pimenta-do-reino a gosto
3 pimentões vermelhos socados
1 maço de salsa
3 folhas de louro
Cebolinha verde picado
1 cebola grande ralada

Modo de Preparo
Limpe muito bem o leitão. Lave e deixe de molho, durante pelo menos duas horas, na água com sal e alguns pedaços de limão para que a carne fique bem clara. Depois desse tempo, escorra, enxugue e coloque numa assadeira funda. Misture todos os Ingredientes: da Vinha-d’alho. A seguir, esfregue bem o leitão, por dentro e por fora, com esses temperos. Deixe macerando por 8 a 10 horas.
Antes de levar ao forno, escorra e enxugue bem. Depois, unte novamente por dentro e por fora, desta vez com a banha e a margarina misturada. Coloque o leitão numa assadeira previamente untada com manteiga ou margarina. Ele deve ficar com as patas sob o corpo. Coe a vinha d'alho e regue bem o assado. A seguir, cubra-o com papel alumínio untado com um copo de manteiga ou margarina. Leve, então, ao forno moderado já aquecido. De vez em quando, levante o papel que cobre o assado e regue-o com o próprio molho que se forma na assadeira. Quando a carne estiver macia (para verificar, espete-a com o garfo), retire o papel alumínio e aumente o calor do forno, para que o couro fique dourado e quase crocante. A utilização de papel alumínio é importante para que o leitão não core depressa, antes que a carne cozinhe o suficiente. Recheio (opcional):
Se quiser, pode rechear o leitão com a seguinte mistura: pique bem uma cebola, refogue-a em 100g de manteiga ou margarina, junte os miúdos do próprio leitão, 100g de bacon, 100g de presunto, 100g de azeitonas verdes, tudo bem picado, e vá acrescentando a farinha de mandioca levemente torrada, até ficar uma farofa úmida. Prove e junte sal e pimenta-do-reino e 2 pimentões vermelhos picados. Mexa para misturar bem todos os Ingredientes.
Recheie o leitão antes de assar. Enfeite a travessa com banana frita, farofa, batata palha e frutas. Se quiser, pode completar o efeito colocando uma azeitona preta no lugar dos olhos.

Você pode ainda comprar o leitão já dessossado e recheá-lo fechando como um rocambole como na foto abaixo.


A aparência ficará melhor à mesa.

Faltam somente 3 dias para o Ano Novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário