terça-feira, 3 de abril de 2012

Colomba Pascoal

Hoje comemos uma colomba sem saber seu significado, que vai muito além do mundo capitalista e comercial de hoje em dia, no passado, essa simples colomba pascal foi simbolo da paz promovida por um simples padeiro que já estava cansado de ver seu povo sofrer.

Muitas histórias estão ligadas aos símbolos da Páscoa, entre elas, a
colomba pascal. Ao norte da Itália, em Lombardia, vilarejo de Pavia, houve uma invasão local do exército de Albuino, o rei dos Lonbargos. Um confeiteiro do local resolveu preparar um presente para o invasor. Criou um bolo diferente, preparado com ricos ingredientes e assado no formato da pomba da paz.

Quando recebeu o presente, o invasor ficou encantado com o sabor do bolo e com a sensível idéia e decidiu poupar o vilarejo do ataque.

O bolo simboliza a vinda do Espírito Santo. A pomba ou colomba pascal, um pão doce e enfeitado de origem italiana, com a forma de ave, é um símbolo cristão.

A forma de pomba era utilizada muito freqüentemente nos antigos sacrários onde se reservava a Eucaristia. O símbolo eucarístico se converteu logo no pão doce que costuma ser compartilhado, em alguns países europeus - especialmente na Itália - no café da manhã de Páscoa e da "Pasquetta", a segunda-feira de Páscoa.

Seu sabor é suave e seu preparo é delicado. Seu gosto se diferencia do Panetone, um pão de receita semelhante, natalino, pelo uso mais acentuado de cascas de laranja cristalizadas, que substituem as uvas passas de seu irmão.

Sua receita contém mais manteiga e ovos e pode receber cobertura de glacê, amêndoas ou ainda chocolate aromatizado, apresentando decorações requintadas.

O tom cítrico dá a colomba pascal um sabor especial, diferenciado do panetone, a crosta de açucar sobre a massa dá um tom marmorizado e uma textuda deliciosa que derrete na boca e enche o paladar com um sabor de páscoa.

Colomba Páscoal


Ingredientes:

Massa
- 500g de farinha de trigo
- 100g de manteiga
- 100g de açúcar
- 5 gemas
- 40g de mel
- 1 colher de café de sal
- 40g de leite em pó
- 20g de fermento biológico
- 1/2 copo de água gelada
- Essência de panetone ou de laranja

Recheio
- 130g de uvas-passas
- 180g de frutas cristalizadas

Cobertura
- 5 claras de ovos
- 250g de farinha de caju
- 200g de açúcar de confeiteiro

Preparo:

1.Coloque o fermento em um pequeno recipiente e esfarele com as mãos. Adicione ao fermente duas colheres de farinha, quatro colheres de água e misture.
2.Reserve essa pequena massa por 20 minutos, até que ela cresça. É essa massa que vai fazer com que a colomba fique macia e cresça. Na foto, confira a massa antes e depois de crescer.
3.Em uma superfície de pedra ou bacia, junte a farinha de trigo, a massa de fermento (chamada de esponjinha, pelo aspecto de esponja), margarina, açúcar, sal, ovos, leite em pó e mel.
4.Pessoas que já têm habilidade com o preparo de pães podem optar por fazer a colomba com as mãos. Ainda assim, a recomendação é usar uma batedeira, de preferência planetária.
5.Bata a massa e vá acrescentando, enquanto bate, lentamente, a água. Cuidado para não colocar muita água e perder o ponto da massa. Neste momento, também devem ser acrescentadas duas colheres de sopa de essência de panetone ou de laranja.
6.Quem está preparando a massa com as mãos, pode fazer a mistura dentro de uma bacia. Não se esqueça de sovar a massa por cerca de 20 minutos.
7.A massa deve ser batida, com o acréscimo de pequenas quantidades de água, até chegar ao ponto de véu, ou seja, até que possa ser esticada, sem se romper, mas com aspecto de transparência
8.Ao chegar ao ponto da massa, acrescente as uvas-passas e as frutas cristalizadas e apenas mexa a mistura. Use óleo para desgrudar a massa da batedeira e coloque-a sobre uma superfície de pedra.
9.Em uma superfície de pedra, boleie a massa e divida-a em partes, de acordo com o tamanho de colombas que pretende fazer. Separe formas de papel para colocar a massa.
10.A massa designada para cada colomba deve ser cortada ao meio, e uma das metades deve ser dividida mais uma vez. Das três partes, uma maior e duas menores, sairá o formato de pomba.
11.Já na forma, deixa a massa descansar de 30 a 50 minutos, para crescer. Lembre-se que no calor a massa cresce mais rápido.
12.Enquanto a massa cresce, prepare o recheio. Coloque em um recipiente a farinha de caju e metade do açúcar de confeiteiro. Em seguida, acrescente as claras, e misture.
13.Coloque a cobertura sobre as colombas. Antes de levá-las ao forno, jogue castanha de caju ou nozes, e peneire a outra metade do açúcar de confeiteiro sobre a colomba.
14.Leva a massa ao forno pré-aquecido, aos 180ºC, por 30 minutos.

Pode até dar um pouco de trabalho, mas vale muita mais a pena que as industrializadas.
Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário