quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Tapioca para um lanche da tarde

Oi Pessoal.

Esta semana estive no Programa Toda Tarde e produzi algumas Tapiocas.




A Tapioca ou Beiju é o nome de uma iguaria tipicamente brasileira, de origem indígena tupi-guarani, feita com a fécula extraída da mandioca, também conhecida como goma da tapioca, tapioca, goma seca, polvilho ou polvilho doce. Esta, ao ser espalhada em uma chapa ou frigideira aquecida, coagula-se e vira um tipo de panqueca ou crêpe seco, em forma de meia-lua (ou disco, como em algumas regiões). O recheio varia, mas o mais tradicional é feito com coco e queijo.

É comum também encontrar as variedades conhecidas como Beiju de Lenço, Beiju de Massa e outras, feitas em fornos das casas de farinha das comunidades rurais em determinadas épocas do ano; assim como outras variações.

O nome Tapioca é derivado da palavra tipi'óka «coágulo», o nome para este amido em Tupi e pode referir-se tanto ao produto obtido da fécula quanto ao prato em si feito a partir dele.

Nesta gravação eu escolhi quatro recheios.
 Duas Tapiocas foram com recheio salgado de carne seca com requeijão e outra de queijo coalho e mais duas doces sendo uma de doce de leite e outra de cocada mole.

Vejam e reproduzam em casa, vale a pena.



Lima, Cláudia. Tachos e panelas: historiografia da alimentação brasileira. Recife: Ed. da autora, 1999. 2ª Ed.


Nenhum comentário:

Postar um comentário